MC-Bauchemie

Desafios & Soluções

Com o aumento do consumo de água e a crescente escassez de recursos hídricos, o tratamento de águas residuais está a tornar-se cada vez mais importante. As estações de tratamento de esgotos são constantemente expostas a danos devido ao seu uso diário, um factor que representa um desafio significativo na construção e reparação dos mesmos. Desde o planeamento inicial até à inspecção final iremos colaborar junto com o planeador, técnico, designer ou aplicador dando apoio técnico e apresentando sistemas de produtos sustentáveis: individuais, versáteis e sistemas personalizados.

Protecção para Betão Reforçado contra Ataque Mecânico Pesado

Protection of reinforced concrete sewage structures from heavy mechanical attack
Protection of reinforced concrete sewage structures from heavy mechanical attack
Protection of reinforced concrete sewage structures from heavy mechanical attack
Os revestimentos de alto desempenho da MC oferecem a protecção ideal

Diariamente os canais de entrada e de drenagem, sistemas de tela grossa e fina, estações elevatórias em espiral e faixas de raspagem, o betão armado tem que suportar níveis elevados de desgaste mecânico. Isto pode levar a um desempenho reduzido e - especialmente em estações elevatórias - aumentar os custos de energia.


O MC-RIM PROTECT-MR é um revestimento de proteção de superfícies à base de minerais altamente resistente à abrasão que protege as paredes e superfícies de piso contra o atrito mecânico. É ideal para revestimentos feitos sob medida de calhas de parafuso enquanto a broca está em operação. Para a reparação de faixas de raspagem, que exigem um revestimento protetor mais espesso, oferecemos o material de proteção de superfície MC-RIM PROTECT H, altamente resistente ao sulfato.

Reparação e Protecção de Reservatórios e Bacias de Esgoto Aberto

Protecção duradoura com MC-RIM PROTECT

O Betão armado é usado nos tanques e bacias abertas de esgoto. Devido ao uso contínuo e intensivo destas instalações, as superfícies da parede e do piso são submetidas a uma série de fenómenos de ataque mecânico e químico. A longo prazo, estas podem danificar a estrutura de suporte e, em casos extremos, podem resultar em falha total da construção.


Com a sua baixa porosidade e alta resistência encontrados no esgoto, revestimentos como o MC-RIM PROTECT, o MC-RIM PROTECT-ST ou o MC-RIM PROTECT-H oferecem a solução ideal para a reparação de tanques e bacias abertos de acordo com os rigorosos requisitos aplicáveis a estações de tratamento de esgotos. Para reduzir o tempo de inatividade das instalações, todo o processo de reparação deve ser realizado o mais rápido possível com um revestimento que ofereça durabilidade real. Atendendo a esses requisitos, a nossa comprovada linha de produtos MC-RIM foi certificada por institutos de testes independentes que demonstraram uma vida útil de mais de 30 anos.

Protecção Segura para as Estruturas Cobertas

Protecção de superfície contra corrosão biogénica de ácido sulfúrico

O betão armado é exposto a ataques químicos significativos nas zonas de gás em estruturas fechadas, como bacias de retenção, bacias de sedimentação (primárias e secundárias). A causa é um processo de degradação bacteriana que cria sulfeto de hidrogênio gasoso (H2S). A transformação bacteriana leva à formação de ácido sulfúrico, resultando em um ataque corrosivo significativo na estrutura (corrosão biogênica de ácido sulfúrico ou BSAC). Os produtos de revestimento e construção com base mineral não são capazes de fornecer a resistência e resiliência necessárias para neutralizar esse atrito.


É aqui que entra em ação o MC-PowerPro HCR, uma resina de reação de dois componentes, duraelástica. O revestimento combina excelente resistência a ácidos com propriedades de ponte de fissuração, fornecendo assim proteção confiável da BSAC. A combinação de MC-RIM PROTECT ou MC-RIM PROTECT-ST com MC-PowerPro HCR oferece uma proteção de superfície durável para betão armado em estruturas fechadas destinadas a tratamento de águas residuais.

Selagem de Fissuras e Preservação das Estruturas

Sealing of cracks and preservation of concrete sewage structures
Sealing of cracks and preservation of concrete sewage structures
Sealing of cracks and preservation of concrete sewage structures
Impermeabilização de estruturas com sistemas de injecção de alta desempenho

As estruturas de esgoto estão em contato direto com o subsolo e águas subterrâneas. Devem, portanto, ser feitos à prova de derrames para evitar que o esgoto não tratado contamine o meio ambiente. Se ocorrerem fissuras, tanto o ambiente como a segurança estrutural da construção são postos em risco. Com a família de produtos MC-Inject, a MC fornece sistemas de injeção comprovados e de alto desempenho para este tipo de desafio.

 

Clique aqui para ver a lista de produtos adequados, além de informações sobre a nossa experiência em vedação e estabilização de aplicações de injeção.

Reparação de Juntas Deterioradas

Selagem segura com os selantes e moldes de juntas

As juntas são críticas para a integridade das estruturas de águas residuais. Tendo em conta que os selantes à base de PU normalmente usados ​​para tais aplicações estão sujeitos aos mesmos níveis de atrito que os revestimentos de alto desempenho usados ​​nas paredes e pisos, é essencial a escolha do sistema certo para o tratamento de juntas.

 

Durante décadas, os selantes flexíveis de PU, como o Mycoflex 450, foram usados ​​com sucesso em bacias de tratamento aberto. Desde que sejam instalados por profissionais, resistem à pressão e ao fluxo da água, bem como a ataques químicos e microorganismos típicos. Se as juntas forem expostas a uma ampla gama de fenómenos químicos, o sistema Mycoflex Resyst oferece a proteção ideal.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123