MC-Bauchemie

Desafio & Soluções

A construção convencional de túneis representa um desafio significativo de engenharia. O sucesso não depende apenas do cuidadoso planeamento e execução mas também da garantia de interação entre a tecnologia da máquina e a química especializada dos sistemas de suporte. Dependendo da rocha e do solo encontrados, podem surgir problemas durante a escavação, mesmo com o melhor planeamento, tecnologias de alto desempenho e execução optimizada da construção. Para garantir que o seu projeto de construção seja bem-sucedido, a MC oferece soluções personalizadas para as suas necessidades e cobrindo tudo, desde a condução até à reparação. Com décadas de experiência em grandes projetos internacionais, os nossos sistemas de produtos eficazes, específicos de projetos, são projetados para garantir a total satisfação.

Condicionamento do Solo para EPB shield TBMs

Garantindo um sistema mecânico eficiente

A segurança e a eficiência inerentes do encapsulamento mecanizado tornam o sistema adequado em formações geológicas difíceis e projetos urbanos. Além dos métodos de pinça e lama, a tecnologia EPB (balanço de pressão da terra) é especialmente eficaz, pois oferece vantagens económicas na perfuração de túneis. O uso eficiente de blindagens EPB em TBMs (máquinas de perfuração de túneis) oferece suporte de pressão uniforme da face de trabalho. O condicionamento do solo tem que ser realizado para atender as exigências colocadas nos solos escavados servindo como meio de suporte. Com a MC-Montan Drive, a MC oferece agentes de condicionamento adaptados às condições geológicas, permitindo que se alcance altas taxas de avanço de túneis com um bom grau de confiabilidade e compatibilidade ambiental.

Argamassas de fendas anulares para enchimento e estabilização

Sistemas de argamassa de juntas individuais para perfis de túneis confinados

A folga anular que resulta durante a condução do túnel entre a blindagem e o material in-situ é preenchida com argamassa de rejunte para minimizar a subsidência da superfície e estabilizar a rocha solta. Injetada no espaço anular em toda a área, a argamassa é formulada para valores de rigidez e resistência alinhados aos do material rochoso circundante. A MC tem um número de formulações de argamassa anular de um componente e dois componentes dentro de sua linha de MC-Montan Grout que podem ser alinhadas às condições de rocha in-situ específicas para o seu projeto de construção de túnel. Isso significa que todo perfil de túnel é fornecido com a solução de cama ideal para subsidência mínima.

Produtos Químicos Especiais alinhados à Tecnologia das Máquinas

Sistemas integrados de uma única fonte

Na construção de túneis, a compatibilidade entre o hardware mecânico e os produtos químicos especializados é tão essencial para o sucesso quanto o planejamento e execução. A MC oferece sistemas completos e integrados, compreendendo o equipamento e a especialidade química, ajudando a alcançar um alto desempenho nas operações de condicionamento do solo e de vedação da cauda do escudo. Com o HDT-Montan Device CT, pode criar uma espuma de alta qualidade para obter excelentes resultados de condicionamento, mesmo sob condições geológicas difíceis. Para a vedação da cauda de proteção, também é essencial ter compostos de vedação de alto desempenho e tecnologia otimizada de bombeamento e transporte. Com a nossa bomba especial e selantes sob medida, podemos garantir que a cauda do escudo permaneça impermeável.

Elevada Qualidade

Segmentos de túneis que oferecem máxima qualidade e durabilidade ao betão

Segmentos de túneis são necessários para suportar não apenas as forças impostas sobre eles pela rocha in-situ mas também as pressões geradas durante a operação de condução do túnel. Projetos adequadamente reforçados baseados em betão de alto desempenho são, portanto, essenciais. A MC é capaz de oferecer um portfólio abrangente de produtos, incluindo superplastificantes, aceleradores de endurecimento, retardadores, estabilizadores, agentes incorporadores de ar, misturas de betão e agentes desmoldantes. Juntamente com os nossos técnicos em tecnologia de betão, será capaz de montar uma solução de sistema completa adaptada ao seu projeto, garantindo alta qualidade e durabilidade.

Soluções de Betão Projectado para escorrer, vedar, reforçar, suavizar e impermeabilizar

Qualidade e confiança na construção de túneis convencionais

O sistema de túneis convencional usando as técnicas de “mineração manual” ainda é empregado em projetos de infraestrutura em todo o mundo, com métodos que vão desde o tunelamento de solo leve até explosões com explosivos. Aqui, o betão projetado é usado principalmente como um meio temporário de consolidação e vedação do material in-situ e para suavizar as seções escavadas. Como um meio de reforço de borda de rocha, também serve para fechar lacunas e impedir a formação de pequenas cavidades como resultado do efeito de arqueamento no perfil. Com o portfólio da MC compreendendo superplastificantes, retardadores, aditivos para betão e aceleradores de endurecimento, pode formular o betão projetado ideal para a sua aplicação, seja para o processo de pulverização húmida ou seca.

Membrana de vedação pulverizáveis para uma correcta impermeabilização de Túneis

Permanentemente à prova de água e altamente resistente

A vedação em túneis convencionais é fornecida por uma lâmina de impermeabilização de plástico ou membranas de impermeabilização pulverizáveis. Ambos os sistemas têm um objetivo comum - garantir que o túnel permaneça seco durante a sua vida útil excedendo os 100 anos. Este objetivo coloca elevados requisitos nos sistemas de vedação. Prevê-se que estas protejam a estrutura de suporte e as instalações técnicas, garantindo simultaneamente uma operação sem interrupções. Portanto, eles precisam de ser capazes de resistir a ataques químicos e resistir a fenómenos de stresse mecânico.

Com a membrana de impermeabilização por pulverização a seco altamente flexível MC-Montan Shot Seal, a MC oferece uma solução de alto desempenho para qualquer projeto de construção de túneis. É particularmente adequado quando as geometrias se tornam difíceis, por exemplo, na área de estruturas de estação, galerias ou túneis de acesso.

Medidas para a Estabilização, Impermeabilização e Reparação

Minimizar o risco durante a viagem

Apesar do melhor planeamento possível, tecnologias de alto desempenho e execução de construção otimizada, ainda podem surgir problemas durante a escavação, dependendo da rocha e do solo encontrados. Em tais casos, medidas auxiliares precisam de ser implementadas para sustentar a taxa de avanço necessária, mantendo a máxima segurança. A MC-Montan Injekt e a MC-Injekt são sistemas de injecção especiais de alta performance, rápidos, fiáveis ​​e sustentáveis ​​para a estabilização e vedação de rochas, impermeabilização de superfícies e enchimento de fissuras e fendas. Danos e vazamentos no forro ou no revestimento do túnel podem ser reparados imediatamente pelos sistemas auxiliares após operações de corte ou escavação. Outras medidas de reparação e proteção de superfícies, prontamente implementadas após o acionamento, minimizam o risco de falhas ou degradação das estruturas. Isso não só reduz os custos de reparação e manutenção no futuro, mas também tem um efeito positivo na durabilidade de todo o sistema de túneis.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123